O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Sintomas da meningite

A meningite caracteriza-se por febre, cefaleia intensa, vómitos e sinais de irritação meníngea, acompanhadas de alterações do LCR. A irritação meníngea associa-se aos seguintes sinais: Sinal de Kernig (resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em certo grau de flexão, relativamente ao tronco) e Sinal de Brudzinski (flexão involuntária da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia, ao se tentar fletir a cabeça do paciente). Crianças de até nove meses podem não apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea, sendo que outros sinais e sintomas permitem a suspeita diagnóstica, como febre, irritabilidade ou agitação, choro persistente, grito meníngeo (criança grita ao ser manipulada, principalmente quando se flete as pernas para trocar a fralda) e recusa alimentação, acompanhada ou não de vómitos, convulsões e abaulamento da fontanela. O indivíduo que apresentar três ou mais sinais e sintomas descritos pode ser considerado caso suspeito de meningite.

Meningite Viral

A meningite viral geralmente melhora dentro de um par de semanas, com muito descanso e analgésicos para a dor de cabeça.

Meningite bacteriana

A meningite bacteriana é tratada com antibióticos (medicamento que trata as infecções causadas por bactérias). O tratamento vai exigir a admissão ao hospital em casos graves que são tratados numa unidade de terapia intensiva para que as funções vitais do corpo possam ter o apoio adequado.

Meningite por parasitas ou fungos

A meningite causada por parasitas ou fungos necessitam de tratamentos específicos (anti-parasitários ou anti-fúngicos).

Várias décadas atrás, quase todas as pessoas que tiveram meningite bacteriana tinham grande probabilidade de morrer. Hoje em dia, as mortes são causadas principalmente por septicemia (envenenamento do sangue), em vez de meningite. A doença meningocócica (a combinação de meningite e septicemia) provoca a morte em cerca de um em cada 10 casos.
Até um quarto da população pode apresentar complicações, como perda de audição, depois de ter meningite bacteriana.