O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Prevenção da meningite bacteriana

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, podendo ser causada principalmente por vírus ou bactérias. O quadro da meningite viral é mais leve, e seus sintomas assemelham-se aos sintomas da gripe. Já a meningite bacteriana é causada por meningococos, pneumococos ou hemófilos, sendo altamente contagiosa e geralmente torna-se grave. A meningite bacteriana é causada pela Neisseria Meningitidis, e o homem é o único hospedeiro natural desta bactéria, cujas sequelas podem ser variadas, desde dificuldades no aprendizado, paralisia cerebral ou problemas com surdez.
A transmissão dá-se pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com órgãos respiratórios de um indivíduo saudável. Crianças de até seis anos de idade são mais vulneráveis já que não têm o seu sistema imunológico completamente consolidado. Os sintomas são de febre alta, fortes dores de cabeça, vómitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele.
A prevenção contra a meningite bacteriana consiste basicamente em manter hábitos de higiene e na vacinação. Um cuidado essencial é lavar as mãos com água e sabão frequentemente ou higienizar as mãos com álcool. Outro cuidado essencial é manter os ambientes sempre ventilados, bem como não compartilhar objetos como pratos, copos e talheres. Estas ações ajudam a interromper a transmissão dos germes.
Hoje em dia existem vacinas eficientes contra o meningococo C, estando disponíveis para menores de 2 anos. A vacinação prepara o organismo para combater uma infecção, fazendo com que o organismo promova a produção de anticorpos e se defenda contra a bactéria, caso a criança entre em contato com a doença. Por isso, são extremamente importantes e garantem o desenvolvimento saudável da criança.