O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Principais sintomas de meningite

Os principais sintomas de meningite são febre, cefaléia intensa, vômitos, prostração, sinais de irritação meníngea e mal estar geral. Podem ocorrer convulsões, diminuição do nível de consciência, exantema (que varia desde quadros discretos até o aspecto petequial ou hemorrágico) ou mesmo necrose de extremidades. Em indivíduos menores de nove meses os sinais de irritação meníngea estão frequentemente ausentes, e o quadro é inespecífico (febre ou hipotermia, vômitos, abaulamento de fontanela, convulsões, prostração, recusa alimentar, irritabilidade ou letargia). As manifestações cutâneas também podem ocorrer nesta faixa etária.
O controle das meningites é feito principalmente através da vigilância constante da ocorrência do agravo na população e da adoção das medidas de controle pertinentes a cada situação em particular. Mesmo com a constante vigilância, entretanto, muitos casos e alguns surtos da doença ocorrem todos os anos, em todo o mundo. Medidas de higiene são importantes para diminuir o risco de transmissão da doença.
Destacamos como especialmente relevantes na prevenção das meningites os seguintes procedimentos: usar lenços de papel ao tossir ou espirrar, manter os ambientes (incluindo residências, locais de trabalho, veículos de transporte coletivo etc) sempre bem ventilados e com incidência direta de luz solar, evitar frequentar locais com aglomeração de pessoas, lavar bem as mãos com água e sabão após espirrar ou usar o banheiro, ao chegar à casa vindo da rua e antes de se alimentar, não compartilhar copos, talheres e outros utensílios sem higiene prévia, não compartilhar garrafas de água e porções de alimentos, manter uma boa nutrição e hábitos saudáveis de vida em geral.