O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Bactérias que causam meningite

Três espécies de bactérias são as principais responsáveis por causar meningite.
A Neisseria meningitidis pode causar doença em pessoas de todas as idades. Em qualquer momento da vida, cerca de 5 a 15% das pessoas têm estas bactérias na garganta ou nariz, porém não ficam doentes. A transmissão ocorre pela saliva por meio do beijo, do compartilhamento de alimentos, de bebidas ou de cigarros, assim como por contato próximo a pessoas infectadas que estejam tossindo ou espirrando. As pessoas que tiveram contato íntimo com a saliva de alguém com meningite causada por este tipo de bactéria podem necessitar de tratamento preventivo com antibiótico para não adoecer. Os principais sorogrupos de meningococo são A, B e C, sendo o sorogrupo C atualmente o mais freqüente. A meningite causada por estas bactérias é chamada “meningocócica”. A meningite por meningococo tem importância devido à gravidade do quadro clínico, rápida evolução e pela possibilidade de causar surtos ou epidemias. Existem vacinas que podem ser aplicadas para ajudar na prevenção de alguns sorogrupos de meningite.
O Haemophilus influenzae também pode causar meningite, sendo o tipo b o mais comum. A vacina chamada “Hib”, contra o tipo b, evita esta doença em bebês muito novos e crianças. Pessoas que tiveram contato íntimo com a saliva de pessoas com meningite causada por este tipo de bactéria podem necessitar de tratamento com antibiótico para não adoecer.
O Streptococcus pneumoniae causa infecções nos pulmões e no ouvido, mas também podem causar a meningite
“pneumocócica”. Existem vários sorotipos de pneumococo. A maioria das pessoas que tem estas bactérias na garganta continua saudável. No entanto, indivíduos com problemas crônicos de saúde ou com o sistema imune enfraquecido, assim como os muito jovens ou muito velhos, têm risco aumentado de apresentar meningite pneumocócica. A meningite causada pelo Streptococcus pneumoniae não é transmitida de pessoa para pessoa. As pessoas com contato próximo com alguém que tenha meningite pneumocócica não precisam tomar antibióticos, preventivamente.