O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


O que é meningite viral

A meningite viral é uma doença comum causada por um vírus que infecta o revestimento externo do cérebro e medula espinhal. É geralmente menos grave do que a meningite bacteriana. A maioria das pessoas com meningite viral recupera totalmente dentro de uma semana. Todos os anos milhares de pessoas adquirem meningite viral, e o número de afetados varia muito de ano para ano. A meningite viral é mais comum no final do verão e início do outono, mas pode ocorrer a qualquer momento. É muito mais comum em crianças com menos de 1 ano de idade, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. 

Existem muitos vírus que podem causar meningite. Os mais comuns são os vírus que vivem no intestino chamados de "enterovírus". Os enterovírus são espalhados pelo contato com fezes, nariz e garganta descargados de uma pessoa infectada, ou através da saliva. A maior parte das pessoas que estão infectadas por estes vírus não apresentam sintomas ou apresentam sintomas intestinais leves. Apenas um pequeno número de pessoas infectadas por estes vírus vai contrair meningite. Os vírus espalham-se através de picadas de mosquitos, como o vírus do Nilo Ocidental (conhecido como "arbovírus") que também pode causar meningite. Outros vírus que podem causar meningite são mais raros, como o sarampo e a caxumba, vírus herpes e HIV.

Os sintomas mais comuns em pessoas com meningite viral são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço e fadiga. Algumas pessoas também podem apresentar erupção cutânea, dor de garganta, diarreia ou vômitos. Os bebés podem ser mais irritáveis ou irritadiços, podendo não fazer uma alimentação adequada motivando que fiquen mais sonolentos do que o habitual.

É difícil diferenciar através dos sintomas por si só, a meningite viral e as formas mais graves de meningite causadas por bactérias. Testes de laboratório podem ser feitos sobre o fluido que rodeia o cérebro e a medula espinhal. 

Não existe tratamento específico para a meningite viral e a maioria das pessoas se recupera dentro de uma semana a dez dias. Seu médico pode recomendar repouso, beber muito líquido e pode ainda prescrever medicamentos para controlar a febre e a dor. É importante consultar um médico, se você achar que tem meningite, porque ele pode testar a meningite bacteriana, que pode precisar de medicamentos específicos para o seu tratamento.