O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Causa da infeção da meningite

A identificação da causa da meningite é essencial na definição do tratamento que deve ser implementado. É importante saber a causa da meningite, em especial quando se trata de infeções virais, bacterianas, ou algum por qualquer outro micro-organismo. A meningite viral pode ser grave, mas geralmente não é tão ruim quanto a meningite causada por bactérias. Uma pessoa com meningite viral ainda pode precisar de ficar no hospital por alguns dias, e isso pode levar semanas antes que ela possa sentir-se melhor.
Os antibióticos não funcionam contra vírus, pelo que uma pessoa que apresente meningite viral vai precisar de muito descanso para combater a infeção. "Meningite fúngica é tratada com longos cursos de altas doses de medicamentos anti-fúngicos, geralmente administrados por via intravenosa, no hospital. Os sintomas da meningite fúngica, muitas vezes aparecem de forma mais gradual do que outras formas. A meningite bacteriana é a forma mais grave e precisa ser identificada pelas bactérias específicas que a causam. Este é um dado primordial para definir os antibióticos adequados que podem ser administrados.
O diagnóstico precoce e o tratamento com antibióticos podem reduzir a gravidade e disseminação da meningite bacteriana; sendo muito importante para evitar as complicações da doença, que pode incluir perda auditiva, problemas de aprendizagem, danos cerebrais e morte.
A meningite bacteriana é muito grave, e uma pessoa terá que ficar no hospital durante o tratamento. Antibióticos fortes serão administrados para combater as bactérias. Fluidos contendo glicose (açúcar) e minerais também podem ser dados para ajudar na recuperação do paciente. A única maneira de saber com certeza qual o organismo que está causando meningite é através da coleta e teste de uma amostra do líquido cefalorraquidiano infetado. Este procedimento é feito por meio de uma punção lombar, em que uma agulha é inserida numa área na parte inferior das costas onde o fluido no canal espinhal é facilmente acessível. Identificação do tipo de bactéria responsável é importante para a seleção de antibióticos corretos. Seu médico também pode realizar outros testes, como:
• exames de imagem (raios-x ou tomografia computadorizada) da cabeça, peito ou seios para procurar inchaço, inflamação ou infeção, bem como para excluir outras doenças cerebrais, como tumores ou hemorragias; e
• testes sanguíneos para procurar aumento de células brancas do sangue, os quais indicam a infeção, ou para usar em ensaios de crescimento de micro-organismos.
Lembre-se de que o cérebro e medula espinal são os centros de comando do corpo. Eles permitem-nos falar, ouvir, compreender, ver, mover e sentir. O fluido cerebrospinal em torno do cérebro e da medula espinhal age como um amortecedor e protege o cérebro e medula espinal de lesão, enquanto que as meninges (membranas em torno deles) ajudam a prevenir que o líquido cefalorraquidiano vaze para o exterior.
Se suspeitar de meningite, procure urgentemente ajuda médica.