O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Conceito de meningites

As meningites, inflamações das membranas que recobrem o sistema nervoso central, apresentam etiologias diversas, como infecção por bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de algumas causas não infecciosas.
São doenças endêmicas, que ocorrem em todo o mundo, tanto em zona rural quanto em áreas urbanas, e podem acometer indivíduos de todas as idades, principalmente crianças.
A doença de etiologia bacteriana é mais frequente no inverno e na estação seca, mas casos esporádicos são notificados durante todo o ano. A bactéria pertencente à espécie Neisseria meningitidis (meningococo) têm potencial de produzir surtos, por vezes explosivos. No chamado “cinturão africano das meningites”, região que inclui vários países do norte da África, já houve registro de epidemias com taxas de incidência de até 1000 casos por 100.000 habitantes.
Tanto o meningococo quanto outros microrganismos podem causar quadros graves, por vezes de início súbito, que podem levar ao óbito em menos de 24 horas, ou deixar seqüelas permanentes. A transmissão das meningites ocorre a partir da inalação de gotículas de secreção de vias aéreas contendo microrganismos, ou através do contato direto com as mesmas. Na maioria dos casos esporádicos da doença, a transmissão ocorre a partir de portadores assintomáticos.