O que é a meningite, causas, sintomas e tratamento da meningite. Classificação da meningite, nomeadamente meningite viral e meningite bacteriana.


Meningites

As meningites são doenças graves, de evolução rápida, cujo prognóstico depende fundamentalmente do diagnóstico precoce e da instituição imediata de tratamento adequado. Caracterizam-se por febre alta e repentina, cefaléia intensa, náuseas, vômitos muitas vezes em jato, com sinais de irritação meníngea e alterações do líquor, acompanhados algumas vezes por manifestações cutâneas tipo petéquias. São características de irritação meníngea: rigidez de nuca (limitação à flexão do pescoço e à retração da cabeça devido à dor); Sinal de Kernig (flexão da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia ao se elevar o tronco, quando em decúbito dorsal) e Sinal de Brudzinski (mesmo movimento de flexão ao se antefletir a cabeça). 
Dependendo do grau de comprometimento encefálico, podem aparecer também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pupilares, hipoacusia e ptose palpebral. Delírio e coma podem surgir no início da doença e casos fulminantes com sinais de choque. 
Esses sintomas, no entanto, nem sempre estão presentes no seu conjunto, o que pode levar as dúvidas para o seu diagnóstico, principalmente na fase inicial da doença. A coleta e a análise do líquor, no entanto, constitui fator essencial para esse diagnóstico. Crianças abaixo de nove meses, raramente apresentam sinais de irritação meníngea.  Outros sinais permitem a suspeita, como, febre, irritabilidade, grito meníngeo, recusa alimentar, vômitos, convulsões e abaulamento da fontanela.